Fale conosco pelo WhatsApp

Qual médico cuida da hérnia?

Consulta com um médico especialista em hérnia
10maio, 2019

A hérnia é uma condição bastante frequente e que gera muitas dúvidas e receios nos pacientes. Uma vez reconhecido o problema o paciente muitas vezes não sabe a qual tipo de médico deve recorrer. Na verdade, muitos médicos também têm essa mesma dúvida. Entretanto, encontrar um médico especialista em hérnia pode ser uma decisão acertada.

Para adequada avaliação, é fundamental acompanhamento com cirurgião geral e digestivo, sendo que existe médico especialista em hérnia devido a sua atuação focada no tratamento e melhora da condição clínica.

Na Hernia Care contamos com cirurgiões gerais e do aparelho digestivo, todos especialistas em hérnias da parede abdominal. Muitas pessoas não sabem, mas a área de cirurgia de hérnia é uma subespecialidade dentro da cirurgia geral.

Em casos de maior complexidade, o acompanhamento com um médico especialista em hérnia pode favorecer um melhor resultado no tratamento. O médico especialista em hérnia, está mais habituado às muitas variáveis envolvidas no diagnóstico e às diferentes técnicas cirúrgicas disponíveis para o tratamento.

A seguir, entenda o que é hérnia, quais os tipos mais comuns e como um médico especialista em hérnia pode contribuir para o diagnóstico e tratamento.

Quais os tipos mais comuns de hérnia?

A hérnia consiste na saída, parcial ou total, de um ou mais órgãos por um orifício que se abriu na parede abdominal. Ela pode ocorrer por má formação ou enfraquecimento das camadas de tecido que revestem o abdome. Excesso de esforço físico, como musculação, gravidez ou deficiência no colágeno, são fatores de risco sabidos.

Devido à frequente complexidade da situação, o médico especialista em hérnia é o profissional mais adequado para proceder o tratamento, principalmente para os casos graves, hérnias grandes ou recidivadas (já operados e que retornaram).

Os tipos de hérnia mais comuns são a inguinal e umbilical, correspondendo a 90% dos casos. Entenda melhor as ocorrências a seguir:

Hérnia inguinal

Essa situação ocorre quando há o deslocamento de uma parte do intestino ou gordura de dentro do abdome por meio do canal inguinal em decorrência de uma fraqueza na parede abdominal. Ela é mais comum nos homens e, em alguns casos, pode chegar até os testículos quando passa a ser chamada de hérnia inguinoescrotal;

Hérnia umbilical

condição que ocorre quando a parede abdominal na região do umbigo não se fecha completamente. É comum em bebês, crianças e em adultos. Os sintomas mais comuns relatados são:

  • Dor localizada;
  • Inchaço ou bola na região do umbigo;

Nesses casos, um cirurgião geral experiente ou um médico especialista em hérnia, poderá te ajudar.

Como o médico especialista em hérnia realiza o diagnóstico e tratamento na parede do abdome?

Após análise dos sintomas e realização do exame físico do paciente o médico poderá chegar ao diagnóstico na maioria das vezes. Em alguns casos, o profissional também poderá solicitar exames complementares como ultrassom, tomografia e ressonância magnética.

Por ser uma condição na maioria das vezes cirúrgica, esse paciente deverá ser encaminhado a um cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo, de preferência que tenha focado seu aperfeiçoamento em cirurgia de hérnias.

O tratamento, como dito anteriormente, é na maioria das vezes cirúrgico. O tipo de cirurgia a ser realizado dependerá de vários fatores, como localização da hérnia e tamanho da mesma. Após avaliar o paciente, o cirurgião indicará o melhor tratamento.

Qual a importância de um médico especialista em hérnia?

A Hernia Care se diferencia no mercado por ter um corpo de cirurgiões especialmente dedicado ao estudo e tratamento das hérnias da parede abdominal. Desta forma estamos aptos a oferecer aos nossos pacientes o que há de melhor e mais moderno no tratamento das hérnias.

Nossos cirurgiões especialistas em hérnia têm grande experiência no assunto e mantêm-se atualizados por meio de cursos e congressos no exterior. Além disso, estão aptos a realizar todos os tipos de cirurgia envolvidos no tratamento das hérnias, seja pela via aberta (corte convencional) ou minimamente invasiva (videolaparoscopia ou robótica).

Na Hérnia Care conta-se com uma equipe médica especialista em hérnia na parede do abdome com os médicos Dr. Sergio Roll, Dr. Paulo Henrique Fogaça de Barros, Dr. Iron Pires de Abreu Neto e Dr. Bruno de Lucia Hernani. Conheça nosso trabalho!

Fonte: Hospital Oswaldo Cruz