Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os sintomas de hérnia?

Mulher sente um dos sintomas de hérnia: saliência na barriga
13jun, 2019

A presença de inchaço na pele, acompanhado de dor, é um dos sintomas de hérnia mais conhecidos pelos pacientes diagnosticados com essa condição. No entanto, essa não é a única manifestação que o paciente pode notar no corpo.

Os sintomas de hérnia podem variar de acordo com a região em que estão localizadas, entretanto, existem pacientes que não apresentam nenhum sintoma, a não ser a presença do abaulamento no abdome. Por isso, é importante saber o que diferencia cada um deles. Confira!

Afinal, o que é hérnia?

Basicamente, a hérnia acontece quando há uma abertura na camada interna da parede abdominal – isso quando ela aparece nesta região do corpo. A abertura faz com que partes de um ou mais órgãos se projetem para fora, seja por um orifício natural ou adquirido.

Em alguns casos é possível que o paciente não tenha os sintomas de hérnia mais comuns. Em outros, porém, podem surgir sinais intensos e incômodos.

Quais são os principais tipos e sintomas de hérnia abdominal?

Existem quatro principais tipos de hérnia abdominal, sendo elas: incisional, umbilical, inguinal e epigástrica. Confira abaixo os sintomas de cada tipo de hérnia:

  • Sintoma da hérnia incisional: por ser um tipo de hérnia que ocorre depois de uma cirurgia na região da barriga, o sintoma mais comum é a dor e abaulamento na região da cicatriz, ou próximo a ela. Aos esforços físicos esses sintomas podem piorar. No caso de saída de parte do intestino na hérnia, podem surgir ruídos (borbulhas ou borborigmos) as movimentações, além de alterações na frequência de evacuações;
  • Sintoma da hérnia umbilical: o que diferencia esse tipo de hérnia é o local onde aparece. Portanto, seu principal sintoma é a presença de uma saliência no umbigo.
  • Sintoma da hérnia inguinal: a sensação de peso, dor e queimação na virilha são alguns dos sintomas de hérnia inguinal. A pessoa também pode sentir um desconforto na região ao tossir ou se levantar.
  • Sintoma da hérnia epigástrica: o principal indício da hérnia epigástrica é uma proeminência na região da barriga que vai da parte de cima do umbigo até o tórax, também conhecida como Linha Alba.

Os sintomas de hérnia são um reflexo não somente do seu tipo, mas, também, de sua gravidade. Caso a pessoa perceba outros sinais, como náusea e cólica abdominais, além de vermelhidão e calor no local, é fundamental buscar auxílio médico especializado com urgência.

Esses são os sintomas de hérnia estrangulada ou encarcerada, estágio mais grave da doença e que requer atenção mais urgente.

Mas afinal, como surgem as hérnias?

A hérnia abdominal se origina quando os tecidos que protegem os órgãos dessa área enfraquecem. Isso pode acontecer devido a um problema congênito ou se desenvolver ao longo da vida.

Fatores que podem provocar a formação e os sintomas de hérnia são:

  • Treinamento físico e esforço excessivo;
  • Tosse persistente;
  • Uso de medicamentos que afetam a imunidade, como o corticoide;
  • Gravidez;
  • Pessoas com doenças do colágeno;

A hérnia da parede abdominal também pode aparecer em bebês e crianças. Nesses casos, o que desencadeia os sintomas de hérnia é uma abertura na parede abdominal que deveria ter sido fechada antes do nascimento, porém, não ocorreu.

Fontes:

Ministério da Saúde;

Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal (SBH);

Hospital Sírio-Libanês;

Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Deixe uma resposta