Fale conosco pelo WhatsApp

O que é Hérnia na Virilha?

Ilustração da hérnia na virilha
22ago, 2019

A hérnia na virilha é um abaulamento que surge na área entre o abdômen e a perna. A condição acontece devido a uma fraqueza muscular na região inferior da parede abdominal, permitindo que conteúdo de dentro do abdome (intestinos, gordura ou outros órgãos) atravesse a região muscular em direção ao plano da pele.

A hérnia inguinal, como também é conhecida a patologia, pode ser congênita ou desenvolvida com o tempo. A hérnia na virilha aparece em pacientes de qualquer idade ou gênero, no entanto, a hérnia inguinal feminina não é tão frequente quanto a masculina.

A hérnia inguinal não melhora com o tempo nem tampouco some sozinha. Por esse motivo, é importante saber como identificar a hérnia na virilha para obter o atendimento médico especializado com agilidade.

Hérnia na virilha: causas e sintomas

As principais causas da hérnia inguinal são:

  • Pressão intensa na parede abdominal (geralmente ocasionada por atividades que demandam grande força);
  • Envelhecimento (por conta da fraqueza muscular);
  • Deficiência do colágeno tipos I e III;
  • Abertura na parede abdominal presente desde o nascimento, sendo essa a causa mais comum em crianças;
  • Cirurgias antigas na região da virilha.

Os sintomas da hérnia na virilha mais comuns são:

  • Sensação de peso e dor na virilha;
  • Abaulamento/protuberância na região inguinal;
  • Dor abdominal baixa
  • Dor ao levantar objetos pesados;
  • Desconforto ao ficar muito tempo sentado ou em pé.

Os sinais da hérnia na virilha podem surgir de maneira intensa e inesperada ou apenas como um incômodo que piora progressivamente. Caso a hérnia inguinal apresente vermelhidão, dor intensa e provoque náuseas e vômitos é sinal de que o quadro progrediu para uma hérnia encarcerada ou estrangulada. Logo, é necessário procurar o pronto-socorro para avaliação e tratamento de emergência.

Como é feito o diagnóstico da hérnia inguinal?

O diagnóstico da hérnia na virilha é realizado por meio de exame físico e da avaliação do histórico do paciente. O médico também pode solicitar exames complementares como a ultrassonografia, ressonância magnética e a tomografia para obter mais detalhes do quadro.

Qual é o tratamento da hérnia na virilha?

A hérnia inguinal ou inguinoescrotal só pode ser tratada com um procedimento cirúrgico. O objetivo da cirurgia de hérnia inguinal é retornar o conteúdo herniado para dentro do abdome e reparar a parede abdominal com o uso de uma tela.

Para fazer a cirurgia de hérnia na virilha o cirurgião pode escolher uma das seguintes técnicas:

  1. Cirurgia laparoscópica;
  2. Cirurgia aberta;
  3. Cirurgia robótica.

A indicação da cirurgia será realizada pelo médico especialista em hérnia em consultório. Na ocasião, o paciente ficará a par das possíveis complicações do procedimento e receberá o tratamento mais adequado e efetivo para seu caso.

Estudos mostram 20 milhões de pacientes no mundo inteiro operam de hérnia na virilha todos os anos. Para usufruir de todos os benefícios da cirurgia, é essencial procurar um cirurgião capacitado e especializado em hérnia.

cta-equipe

Fontes:

Society of American Gastrointestinal and Endoscopic Surgeons (SAGES);

European Hernia Society.